Evento Ambiental 122ª Reunião dos Comitês das Bacias PCJ

Na última segunda-feira, dia 6 de dezembro, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), localizado em Nazaré Paulista, São Paulo, abriu suas portas para sediar a 122ª Reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês das Bacias PCJ (CT-EA).

O encontro, que contou com a presença de diversos especialistas e representantes de organizações comprometidas com a preservação ambiental, abordou temas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

O evento teve início às 09h30 e abordou uma extensa pauta, desde a aprovação da minuta de ata da última reunião até apresentações sobre o município anfitrião, Nazaré Paulista, e a Educatrilha na Escola, uma iniciativa de destaque apresentada por Laís Ferraz de Camargo, representante da Prefeitura de Piracicaba.

Uma das contribuições notáveis da Associação Ambiental Plantar veio por meio da proposta de criação de um Fundo específico para Educação Ambiental, que foi aprovada como recomendação. Os participantes, em conjunto com outros parceiros e integrantes da CT-EA, buscarão a realização efetiva desse Fundo. Vale ressaltar que o Comitê não possui personalidade jurídica para tal empreendimento, e a Agência das Bacias apoia o desenvolvimento desse projeto, que poderá envolver outros integrantes da CT-EA.

“Vale lembrar nossa conversa sobre esse assunto, inicialmente, se deu com o Consórcio PCJ, com quem poderemos voltar a tratar deste assunto. Existem, porém, outros movimentos que também poderão ser feitos e que estão sendo articulados pelo João Demarchi, presidente da Associação Ambiental Plantar”.

Outro ponto relevante foi a apresentação do Plano de Trabalho Anual para 2024, que inclui ações em Educação Ambiental coordenadas pela Agência das Bacias PCJ. Segundo Kátia Gotardi, representante da Coordenação de Gestão, algumas dessas ações serão realizadas com apoio da Secretaria Estadual de Educação, fortalecendo a integração entre iniciativas locais e esferas governamentais.

A reunião encerrou-se com a promessa de novos movimentos e articulações, consolidando o compromisso de todos os envolvidos na construção de um futuro mais sustentável e consciente para as Bacias PCJ. Esses encontros não apenas fortalecem a rede de colaboradores, mas também ressaltam a importância do engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente.

Nota:
No âmbito das inscrições do edital da Lei Paulo Gustavo, de Americana, destaca-se o projeto do amigo, colaborador e suplente do Conselho Fiscal da Plantar, Ulisses Meneguin, que concorreu na categoria “Produção de Videoclipe” e foi contemplado. Sua proposta envolve a criação de um videoclipe em homenagem a Luiz Gama, promovendo a conscientização social por meio da arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *